Com casamento não se brinca: Prazo de entrega.


Eu já tinha como premissa: sempre que aceito uma encomenda pergunto e anoto em minha planilha a data da festa. Muitas noivas até são um pouco resistentes em passar essa informação, algumas pensam que devido a data do casamento estar longe, não mandarei a encomenda no prazo combinado. Mas não é nada disso.


Bem preciso dizer: trabalho somente com encomendas. Isso quer dizer que não tenho estoque, nem produtos à pronta entrega, ou seja, após fechado a compra irei confeccionar a encomenda. Para melhor atender à todos, não diferencio quem pede 200 ou 2000 unidades, o prazo é o mesmo.


[Todas as pessoas  que solicitam informações ou orçamento recebem minha tabela, além da lista de produtos e preços, lá também vão encontrar todas as condições de pagamento, descontos, quantidade mínima, validade e prazo de entrega. Caso queira receber solicite enviando Email para mirelagoi@gmail.com]

Acredito ter um prazo bastante rasoável, já vi muitos profissionais que trabalham com prazos longos, 1 mês ou mais.

[Meu prazo de entrega: A encomenda será postada em até 10 dias úteis, após a data do pagamento.]

Formas de envio:

Via de regra a encomenda será postada no Correios, neste caso, eu me responsabilizo por calcular o frete (PAC ou Sedex) conforme escolha da cliente, e pela postagem no prazo estabelecido. Ambas modalidades geram código para rastreamento, o qual envio para a cliente acompanhar pelo site do Correios 
  

[A forma e custo de envio é responsabilidade do cliente. Inclusive podendo optar por retirar a encomenda pessoalmente ou até escolher uma transportadora, desde que o cliente se responsabilize por contratar e agendar comigo a data da retirada.]

Mas uma coisa precisa ficar bem claro, eu não trabalho para os correios, não sou responsável pela rota e tempo do transporte, muito menos posso resolver os atrasos.

Tendo utilizado o Correios desde que iniciei esse trabalho (já enviei mais de 150 encomendas para 9 diferentes estados brasileiros e 7 países) posso dizer que 90% das encomendas chegaram dentro do prazo estabelecido pela modalidade.

[EM GERAL
 PAC de 4 a 6 dias úteis para São Paulo e Rio de janeiro (principais cidades)
        de 5 a 9 dias úteis para MG / ES / PR / BA / RS

Sedex 1 a 2 dias úteis SP (principais cidades)
          3 a 4 dias úteis .. RJ/MG/PR 

]


10% atrasaram, em geral quando isso acontece o Correios querem sempre se esquivar da responsabilidade. Por isso um conselho que dou: não espere muita colaboração do Correios resolver o problema se o caso for urgente, pois eles vão alegar, problema com chuvas, problemas nos aeroportos, problemas na alfândega, etc. Além disso, você só pode abrir uma reclamação após vencido o prazo de entrega e o prazo para uma resposta é de 5 dias úteis.





Então voltando ao ponto inicial "Com casamento não se brinca", afinal só se casa uma vez na vida, ou pelo menos é como sentimos esse momento. Ai... fico numa saia justa quando a noiva me procura com data de casamento muito próxima. Mesmo estudando o prazo e vendo que "dá tempo" é preciso considerar que imprevistos acontecem e que, se O Correios atrasar: eu nada posso fazer.

Sendo assim, não mudarei meu sistema e prazo de entrega, porém será condição para fechar a encomenda:

- Informar a data do evento.
- Fechar a encomenda com no mínimo 1 mês de antecedência da data do evento.

Infelizmente, decidi não mais atender as noivinhas que deixam as coisas para a última hora.

Fiquei muito chateada recentemente com a primeira vez que uma encomenda não chegou à tempo da festa, já havia passado alguns apuros, mas todos foram resolvidos à tempo.

Dessa vez a noiva de Salvador/BA fechou a compra dia 7 abril, eu postei dia 11 (PAC custo R$ 34,50) prazo que me foi informado 6 dias úteis - então era pra ter sido entregue até dia 19) a festa era dia 23, porém dia 21 era feriado. A encomenda foi entregue dia 25.

O pior é que a noiva sempre fica desesperada, me mandando email e telefonando todos os dias como se eu pudesse fazer algo em relação aos Correios, e depois de tudo, ainda vai querer ser reembolsada.

Então esta decidido, mesmo que a noiva queira assumir o risco, eu não tenho interesse em por meu trabalho em situações como essa, é muito stressante e triste.

Obrigada pela atenção
Mirela Goi
Ma Sweet Cases
01/05/2011

Comentários

Vera Costa disse…
Pôxa, que pena...logo baiana? Mas nunca devemos desprezar os imprevistos.
Beijos da Bahia

Postagens mais visitadas deste blog

10 cores tendência para decoração de casamento no outono ou inverno!

7 tendências de bolo que vão encantar no seu casamento

Forminhas para doces em Goiânia